O tenista português João Sousa foi este domingo derrotado na final do torneio de Como, em Itália, ao perder com o austríaco Andreas Haider-Maurer, por 6-3 e 6-4, depois de ter disputado a meia-final do mesmo dia.

Com cerca de duas horas de intervalo, o português, segundo cabeça de série e 122.º do "ranking" mundial, bateu o russo Evgeny Koroley, por 7-5 e 6-4, e disputou a final deste torneio da categoria "Challenger" do circuito profissional, mas não conseguiu bater o austríaco, terceiro pré-designado.

Um "break" no primeiro "set" foi o suficiente para a fazer a diferença a favor de Haider-Maurer, 156.º da classificação mundial, que na segunda partida quebrou o serviço mais duas vezes ao português, respondendo ao único "break" que João Sousa conseguiu neste encontro de uma hora e 35 minutos de duração.

Com a presença na final, João Sousa vai ultrapassar Frederico Gil, atualmente na 113.º, e passará a ser o melhor português na tabela, que será publicada a 10 de setembro, depois do terminado US Open.

Antes, na meia-final, adiada de sábado para hoje devido à chuva, o português, segundo cabeça de série, precisou de uma hora e 40 minutos para afastar o seu adversário (220.º do "ranking"), proveniente da fase de qualificação.

Esta foi a terceira final da temporada para Sousa em torneios "Challenger", depois de Tampere (Finlândia) e Mersin (Turquia), dos quais saiu vitorioso, somando o terceiro título da categoria, após o triunfo em Furth (Alemanha), no ano passado.