O argentino Juan Martin del Potro, sétimo cabeça de série, apurou-se esta quarta-feira para os quartos de final do Open dos EStados Unidos em ténis, num encontro que marcou o adeus do norte-americano Andy Roddick.

Roddick, cujo único título do "Grand Slam" foi precisamente nos Estados Unidos, em 2003, anunciou no arranque da prova que este seria o seu último torneio, tendo caído frente ao vencedor da prova em 2009 ao fim de 3:15 horas, perdendo pelos parciais de 6-7 (7-1), 7-6 (7-4), 6-2 e 6-4.

Após ter cumprimentado o seu adversário, Roddick dirigiu-se depois ao público: «Pela primeira vez na minha carreira não sei o que dizer. Adorei cada minuto».

Pouco antes, o sérvio Novak Djokovic, segundo cabeça de série, a russa Maria Sharapova, terceira, e a italiana Sara Errani, 10.ª, seguiram em frente nos respetivos quadros.

Dos três, a russa Sharapova foi quem mais sentiu dificuldades, tendo sido obrigada a um terceiro "set" frente à francesa Marion Bartoli paara marcar presença nas meias-finais do quadro feminino.

Num encontro iniciado na terça-feira, Bartoli, 11.ª pré-designada, esteve melhor no primeiro parcial e, apesar da interrupção devido à chuva, não perdeu ritmo e venceu o "set" por 6-3.

A russa, que nas meias-finais vai defrontar a bielorrussa Viktoria Azarenka, primeira cabeça de série, não se abateu com a desvantagem e reentrou na partida, tendo vencido claramente o segundo parcial por 6-3, dando sinais de que o terceiro "set" seria mais uma formalidade.

Tal não veio a acontecer e Bartoli ainda ameaçou a espaços a supremacia da sua adversária russa, mas Sharapova já estava com a confiança restabelecida e acabou por vencer o embate com um parcial de 6-4.

No outro embate dos quartos de final do quadro feminino, Sara Errani venceu o confronto entre jogadoras transalpinas, ao derrotar a sua compatriota e amiga Roberta Vinci, 20.ª jogadora, por 6-2 e 6-4.

Nas meias-finais, Errani, finalista em Roland Garros, vai defrontar a vencedora do embate entre a norte-americana Serena Williams, quarta pré-designada, e a sérvia Ana Ivanovic.

Em encontro ainda a contar para os oitavos de final do quadro masculino, e adiado de terça-feira, Djokovic seguiu em frente sem problemas, tendo ainda beneficiado da desistência por lesão do suíço Stanislas Wawrinka.

Djokovic vai defrontar nos quartos de final o argentino Juan Martin del Porto.