escocês Andy Murray, terceiro cabeça de série, qualificou-se esta sábado pela segunda vez para a final do US Open em ténis, ao derrotar o checo Tomas Berdych, sexto, pelos parciais de 5-7, 6-2, 6-1 e 7-6 (9-7).

Murray, de 25 anos, que já havia sido finalista em 2008, está a atravessar um bom momento de carreira depois de se ter sagrado campeão olímpico em Wimbledon, no passado mês de agosto.

Berdych chegou a dar mostras de que poderia forçar à realização de um quinto “set”, quando esteve a vencer por 5-2 no “tiebreak”, mas a resposta de Murray bastou para o escocês chegar à vitória.

Na outra meia-final vão defrontar-se ainda hoje o sérvio Novak Djokovic, segundo cabeça de série, e o quarto favorito, o espanhol David Ferrer.

O encontro entre Murray e Berdych ficou também marcado pelo forte vento que se faz sentir em Nova Iorque.

Também hoje, a organização da quarta e última prova do Grand Slam de ténis optou pelo adiamento da final feminina devido à previsão de mau tempo.

A final feminina vai opor a bielorrussa Victoria Azarenka, número um do Mundo, à norte-americana Serena Williams, quarta do “ranking” WTA.v