A seleção portuguesa quer surpreender no confronto com a Eslováquia, em Bratislava, de sexta-feira a domingo, que decide a permanência de uma das nações no Grupo I da zona euro-africana da Taça Davis em ténis.

Portugal discute a eliminatória no reduto da Eslováquia e, apesar de os eslovacos atuarem na sua superfície preferida (piso rápido), o selecionador Pedro Cordeiro referiu que o coletivo luso «tem argumentos» para vencer o adversário.

Pedro Cordeiro afirmou que o piso da Aegon Arena «é um ponto a desfavor de Portugal» e afirmou que espera «grandes dificuldades» no embate com a Eslováquia, que o selecionado português venceu no ano passado, no Jamor, por 4-1, na primeira eliminatória do Grupo I, antes do embate com a Suíça de Roger Federer.

«Neste momento, os nossos adversários estão num excelente momento de forma, jogam em casa e no piso preferido dos seus atletas», frisou o "capitão" de Portugal, que assinala o cariz diferente «para ambas as equipas» do confronto deste ano, pois a nação que perder será relegada para o Grupo II da Taça Davis em 2013.

No entanto, Pedro Cordeiro sublinhou que «os jogadores da seleção portuguesa vão dar tudo por tudo para vencer esta difícil eliminatória», frente «a uma equipa muito forte e equilibrada, com excelentes jogadores, quer em singulares quer em pares».

Cordeiro lembrou que Martin Klizan (46.º na classificação mundial), um dos convocados pelo selecionador eslovaco Miroslav Mecir, atingiu a terceira ronda de singulares no Open dos Estados Unidos, após ter eliminado na primeira eliminatória o francês Jo-Wilfried Tsonga, sexto cabeça de série.

A equipa portuguesa, formada por João Sousa (107.º), Gastão Elias (154.º), Pedro Sousa (225.º) e o estreante João Domingues (1.178.º), está em Bratislava desde segunda-feira, tendo realizado treinos bidiários, para «trabalhar mais as rotinas típicas de jogar em piso rápido `indoor´, nomeadamente o jogo ofensivo».

Portugal apresenta-se sem Rui Machado, que, refere Cordeiro, «apesar de já ter recuperado da lesão, não está ainda num bom momento de forma para representar o país, pelo facto de só estar a competir há uma semana».

Além de Machado, que falha a Taça Davis pela segunda vez em 10 anos, Frederico Gil também não está em Bratislava, uma vez que pediu dispensa a Pedro Cordeiro na sexta-feira passada por não se encontrar «em condições físicas», como referiu o selecionador luso.

«No entanto, os jogadores que vão defender as cores do nosso país dão-me todas as garantias para podermos surpreender a equipa eslovaca», acrescentou.

O "play-off" de permanência começa a ser disputado na sexta-feira, com dois encontros de singulares: Martin Klizan-Gastão Elias e Lukas Lacko-João Sousa.

No sábado, João Sousa e Gastão Elias enfrentam a dupla eslovaca especialista na variante, formada por Filip Polasek (22.º na classificação mundial de pares) e Michal Mertinak (51.º).

A eliminatória fechará no domingo com Klizan a jogar com João Sousa e Lacko a enfrentar Gastão Elias ou Pedro Sousa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.