Jiri Vesely, de 19 anos, foi o grande vencedor da 20.ª edição da Solverde Tennis Cup, prova pontuável para o “ranking” ATP. O campeão mundial de juniores de 2011 – ganhou Open da Austrália e foi finalista no Open dos EUA do escalão – triunfou no “Future”, dotado com 11.500 euros em prémios monetários, ao vencer na final o suíço Henri Laaksonen (415.º ATP), por 6-2, 6-4, saindo do Complexo de Ténis de Espinho sem ceder qualquer set durante toda a semana.

Este foi o sexto título de Vesely (318.º) no circuito profissional (quinto em 2012) mas comemorou como se fosse o primeiro. Um break logo no segundo jogo deu uma vantagem de 3-0 e uma tranquilidade para o checo dominar o adversário, que perdeu o novamente o serviço para o 6-2. E no segundo set, quando serviu a 4-5, Laaksonen, de 20 anos, cedeu novamente à pressão do marcador.

«Não tem sido fácil esta época. Estou muito contente com a minha exibição e com esta semana em Espinho. Obrigado a todos”, disse Vesely. O campeão da Solverde Tennis Cup esteve acompanhado toda a semana por Josef Ivanko, preparador físico também de Petr Kvitova. “Não tem sido fácil para ele impor-se no circuito profissional. A época não começou bem, ganhou um future na China mas foi eliminado na primeira ronda do ‘qualifying’ do Open da Austrália e ele perdeu alguma confiança, mas ainda é muito novo, trabalha muito duro todos os dias e está a melhorar a cada torneio. O objetivo para já é garantir a presença no qualifying do Open da Austrália», explicou Ivanko.