Os organizadores do Masters de Xangai reforçaram esta quinta-feira a segurança em torno de Roger Federer, depois do número um do ténis mundial ter sido alvo de uma ameaça de morte online.

De acordo com a France Press, foram tomadas medidas de segurança adicionais para proteger Federer, que já está em Xangai com a sua família, depois de um “blogger” anónimo publicar um “post” num popular site chinês, em que dizia pretender “assassinar” o suíço.

«No dia 6 de outubro, planeio matar Federer com o propósito de exterminar o ténis», pode ler-se na mensagem.

O utilizador “postou” uma imagem do suíço, de joelhos, decapitado num “court” de ténis, com um executor mascarado ao seu lado, posando de machado na mão.

Segundo uma fonte da organização do torneio, citada pela France Press, polícia e agências governamentais foram contactados para aumentar a segurança à volta do número um mundial.

«Esperamos que seja apenas uma ameaça e que o adepto não tome medidas concretas. No entanto, temos de encará-la como algo sério», disse Yang Yibin, acrescentando que a segurança dos outros tenistas também será reforçada.

O responsável pelo torneio revelou que, quando aterrou em Xangai, Federer foi conduzido por um canal VIP e conduzido diretamente ao hotel.

Ataques a tenistas são raros, mas, em 1993, Monica Seles foi esfaqueada durante um encontro com a alemã Steffi Graff, em Hamburgo.

Em 2009, na final masculina de Roland Garros, um fã invadiu o “court” e tentou por uma boina na cabeça de Federer, antes de ser detido pela segurança.