O tenista sérvio Novak Djokovic salvou hoje cinco bolas de jogo e sagrou-se campeão do Masters 1.000 de Shangai ao derrotar na final o britânico Andy Murray por 5-7, 7-6 (11) e 6-3.

O jogador de Belgrado precisou de uma maratona de 3:20 horas para vencer pela primeira vez em Shangai, depois de na última semana ter conseguido o terceiro título em Pequim, na ocasião frente ao francês Jo-Wilfried Tsonga.

No primeiro “set” registaram-se sete quebras de serviço e Djokovic destruiu mesmo a raquete quando perdeu o seu serviço (5-6), batendo-a em fúria e violentamente quatro vezes contra o solo.

Mesmo perdendo o parcial, recuperou a calma para salvar um ponto de encontro no décimo jogo do segundo “set” e mais quatro pontos no interminável desempate posterior que durou 20 minutos.

A quebra de serviço a Murray no sétimo jogo do terceiro “set” deu-lhe vantagem na partida frente a um adversário então visivelmente afetado por cãibras na perna esquerda.

Este é o quinto título do ano para Djokovic, depois de ter vencido o Open da Austrália, Miami, Toronto e Pequim, totalizando agora 33 torneios na carreira.