O sérvio Novak Djokovic inaugurou um “court” de ténis público na favela da Rocinha, a maior do Rio de Janeiro, ao lado do ídolo local Gustavo Kuerten, antigo número um mundial e triplo vencedor de Roland Garros.

«Este complexo público é muito importante, este tipo de instalações desportivas envia uma mensagem significativa e muito positiva», disse o atual número um mundial, na sexta-feira, depois de ter sido recebido euforicamente por dezenas de crianças da comunidade de cerca de 100.000 habitantes.

O “court” é o primeiro a ser construído na favela carioca, no quadro de uma iniciativa do governo estadual do Rio de Janeiro, lançada no processo de pacificação da Rocinha, conhecida pelo tráfico de droga.

As iniciativas têm como objetivo melhorar a segurança para os visitantes esperados para o Mundial de futebol de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016.

“Djoko”, recente vencedor do Masters de Londres, chegou hoje ao Rio de Janeiro, onde no sábado vai jogar um encontro de exibição com “Guga”, com quem também vai participar, no domingo, num jogo de futebol na companhia de figuras históricas do desporto-rei, como Zico, Romário ou Bebeto.

O sérvio aproveitou para desejar «uma rápida recuperação» a um dos seus grandes rivais, o espanhol Rafael Nadal, garantindo que o ténis está a sentir a sua falta.