A tenista norte-americana Serena Williams foi eleita jogadora do ano pelo circuito profissional feminino (WTA Tour), após uma época em que ganhou dois torneios do “Grand Slam” e o título olímpico, informou esta quinta-feira o organismo.

Serena Williams - que terminou a temporada no terceiro lugar do “ranking” mundial, numa lista encabeçada pela bielorrussa Victoria Azarenka - começou 2012 com muitas dúvidas relativamente à condição física, depois de uma época, a de 2011, em que disputou apenas seis torneios.

Os primeiros meses ficaram marcados por alguma irregularidade, num trajeto iniciado com a eliminação precoce no Open da Austrália, logo na quarta ronda.

A “viragem” ocorreu em abril, em Charleston, onde conquistou o primeiro dos sete títulos da época. Entre eles, os troféus de Wimbledon e Open dos Estados Unidos, para além da medalha de ouro no torneio de singulares dos Jogos Olímpicos Londres2012.

Com 31 anos, comemorados em setembro, a mais nova das irmãs Williams acabou a época com a vitória no WTA Tour Championships, o “Masters” feminino, no culminar de um acumulado de sucessos que lhe valeu a distinção de hoje do circuito, pela quarta vez, depois de 2002, 2008 e 2009.