As tenistas portuguesas Maria João Koehler e Michelle Larcher de Brito colocaram-se hoje a apenas uma vitória da entrada para o quadro principal do Open da Austrália, primeiro “Grand Slam” do ano.
João Sousa, o único português com entrada direta, também conheceu hoje o adversário da eliminatória inaugural do quadro de singulares masculinos, o australiano John Patrik Smith, que beneficiou de um convite da organização (“wild card”).
No qualifying feminino, Koehler, a número um portuguesa e 13.ª mais cotada entre as jogadoras deste quadro, não sentiu grandes dificuldades diante a australiana Tammi Patterson, que também recebeu um “wild card” para disputar esta fase da prova.
Koehler, numero 128 do Mundo, superiorizou-se a Patterson, no lugar 575 da hierarquia mundial, em dois “sets”, pelos parciais de 6-3 e 6-4, ao fim de pouco mais de uma hora (1:06).
Na última ronda de qualificação, Koehler discutirá uma das vagas no quadro principal com a australiana Arina Rodionova, uma jogadora que figura na posição 258 do “ranking” mundial e que está pela segunda vez no torneio da “casa”.
Michelle Larcher de Brito, número 130 do Mundo, sentiu mais dificuldades para se superiorizar à romena Cristina Mitu, outra das jogadoras do “top-200” (196.ª).
A número dois portuguesa acabou por vencer em três “sets”, pelos parciais de 1-6, 7-5 e 6-2, ao fim de 1:48 horas.
Na próxima, e decisiva, ronda, Michelle de Brito vai cruzar-se com a sul-africana Chanel Simmonds, número 188 do Mundo.
No quadro principal masculino, João Sousa não pode queixar-se da sorte, já que vai defrontar um “convidado” da organização que nunca superou a barreira dos 200 melhores do Mundo.
Com a mesma idade de João Sousa (23 anos), John-Patrick Smith ocupa atualmente a posição 245 (145 lugares abaixo do português) e tem como melhor “ranking” o lugar 210, alcançado em agosto do ano passado.