O tenista sérvio Novak Djokovic, número um mundial, qualificou-se esta sexta-feira para a quarta ronda do Open da Austrália, primeira prova do Grand Slam, num dia em que a russa Maria Sharapova continuou a impressionar.

Apesar dos 41 graus sentidos em Melbourne, Djokovic e o checo Radek Stepanek proporcionaram um bom espetáculo de ténis, que o sérvio acabou por vencer em apenas três “sets”, por 6-4, 6-3, 7-5, continuando sem ceder qualquer jogo de serviço no torneio.

Nos restantes encontros da terceira ronda hoje disputados, destaque para a derrota do espanhol Fernando Verdasco, 22.º cabeça de série, frente ao sul-africano Kevin Anderson, por 4-6, 6-3, 4-6, 7-6 (7-4), 6-2.

De resto, o espanhol David Ferrer (quarto pré-designado), o checo Tomas Berdych (quinto), o sérvio Janko Tipsarevic (oitavo), o espanhol Nicolas Almagro (10.º), o suíço Stanislas Wawrinka (15.º) e o japonês Kei Nishikori (16.º) garantiram a presença na próxima ronda.

No quadro feminino, no encontro mais aguardado do dia, a russa Maria Sharapova, número dois mundial e finalista vencida em 2012, voltou a mostrar estar em grande forma, ao bater a norte-americana Venus Williams, sete vezes vencedora de torneios do Grand Slam.

Depois de ter vencido os dois primeiros encontros no torneio por duplo 6-0, Maria Sharapova precisou de 79 minutos para afastar a norte-americana, por 6-1, 6-3.

A polaca Agnieszka Radwanska, quarta pré-designada, também ainda não cedeu qualquer “set” no torneio e derrotou a britânica Heather Watson, por 6-3, 6-1, somando a 12.ª vitória consecutiva este ano.

A única surpresa do dia foi o triunfo da russa Ekaterina Makarova, 18.ª favorita, sobre a francesa Marion Bartoli, 11.ª, com a alemã Angelique Kerber (quinta) e a chinesa Na Li (sexta) a seguirem igualmente em frente.

Num duelo entre sérvias antigas número um mundial, Ana Ivanovic, 13.ª cabeça de série, levou a melhor, por 7-5 e 6-3, sobre Jelena Jankovic, 22.ª e que tinha afastado a portuguesa Maria João Koehler na ronda anterior.