João Sousa e Maria João Koehler reforçaram hoje a condição de melhores tenistas portugueses dos dois circuitos profissionais, que mantêm o sérvio Novak Djokovic e a bielorrussa Viktoria Azarenka como líderes.
Depois e ter entrado há duas semanas no quadro principal do Open da Austrália, primeiro “Grand Slam” da época, como número 100 do Mundo, João Sousa, afastado na segunda ronda de Melbourne pelo britânico Andy Murray, surge hoje na 91.ª posição.
O português, eliminado pelo jogador que viria a ser finalista na Austrália, surge hoje no melhor lugar de sempre, reforçando em uma posição o anterior registo da carreira, o 92.º posto alcançado em outubro do ano passado.
No topo da hierarquia mantém-se Djokovic como líder, um dia depois de ter conquistado o terceiro troféu consecutivo, o quarto da carreira, no Open da Austrália.
Entre a elite dos dez melhores, a única movimentação foi protagonizada por David Ferrer, semifinalista em Melbourne. O espanhol, afastado por Djokovic na Austrália, surge esta semana no quarto lugar, posição arrebatada ao compatriota Rafael Nadal, ainda fora de prova por lesão.
Tal como João Sousa, também Koehler surge hoje na melhor posição de sempre, figurando na lista desta semana mesmo às portas do “top-100”, na 106.ª posição.
Também como o português, Koehler chegou à segunda ronda do Open da Austrália, embora tivesse primeiro de passar pelas três rondas de qualificação.
Michelle de Brito também superou o “qualifying” em Melbourne mas caiu logo à entrada do quadro principal. Mesmo assim surge hoje na posição 127, quatro lugares acima que há duas semanas.
Como sucedeu no circuito masculino, também o “ranking” do WTA continua a ser liderado pela jogadora que revalidou o título na Austrália, embora Azarenka seja agora perseguida por Serena Williams, que desalojou a russa Maria Sharapova do segundo posto.