O tenista português Rui Machado garantiu esta segunda-feira que já está recuperado, depois de uma temporada marcada por várias lesões, e vai defrontar o Benin na primeira eliminatória da zona euro-africana da Taça Davis.

«Estou bem, recuperado. O regresso é progressivo, com algumas cautelas nos primeiros meses. Já não tenho dores e voltei a ter confiança em todos os movimentos», disse o tenista algarvio durante a apresentação da Dream Team da TMN, hoje em Lisboa.

O tenista, de 28 anos, adianta que deverá só regressar para jogar em singulares para não existir sobrecarga, já que não compete desde sensivelmente setembro.

«A seguir ao US Open fiz uma tentativa de voltar que não correu muito bem. Agora vou regressar à seleção. Até vou ser homenageado porque já representei a equipa portuguesa mais de 20 vezes», explicou em jeito embevecido.

Rui Machado reconhece que «sempre foi e será um orgulho» representar a seleção nacional e que será um «bom recomeço» acontecer este fim-de-semana na eliminatória da Taça Davis.

O tenista algarvio vai fazer equipa na Taça Davis com João Sousa, Pedro Sousa e o estreante André Gaspar Murta.

«Vai ter de rapar o cabelo, é praxe. Já aconteceu connosco na nossa estreia. Ele [Murta] é uma mais valia para a seleção, tem um grande potencial», avançou Machado sobre o estreante seu conterrâneo algarvio.

Rui Machado, que ocupa atualmente o 317.º lugar do “ranking” mundial ATP, adiantou que conhece o percurso do jovem de 18 anos, reconhecendo que tem “uma boa mentalidade e é muito consciente”, o que às vezes “é difícil de encontrar nos jovens”.

O ano de 2012 ficou marcado por uma lesão no joelho direito que praticamente afastou Rui Machado dos “courts” durante toda a época.