O suíço Stanislas Wawrinka, uma das figuras da recente edição do Open da Austrália, é o primeiro grande nome confirmado para a 24.ª edição do Estoril Open em ténis, entre 27 de abril e 5 de maio.

Fonte oficial da organização confirmou à agência Lusa que um dos oito jogadores que chegou aos quartos de final do primeiro “Grand Slam” da temporada disputará, pelo segundo ano consecutivo, o torneio português, um ano depois de ter ficado a uma ronda do encontro decisivo.

Em 2012, Wawrinka foi afastado nas meias-finais pelo jogador que viria a sagrar-se bicampeão do Estoril Open, o argentino Juan Martin Del Potro.

No último Open da Austrália, Wawrinka teve muito perto de provocar uma das maiores surpresas dos quartos-de-final, forçando o sérvio Novak Djokovic - que ganhou pela quarta vez em Melbourne – a disputar um quinto “set”, que terminou com um invulgar 12-10 para o líder do “ranking” mundial.

Uma das figuras do “top-20” mundial, Wawrinka ocupa atualmente o 17.º posto da hierarquia, mas chegou a surgir no nono posto do “ranking”, em meados de 2008.

No palmarés, o suíço conta com três troféus, num total de sete finais que já disputou no circuito do ATP.

Dois dos três títulos foram conquistados em torneios de terra batida, a superfície do Estoril Open: em Umag (2009) e Casablanca (2010).