O português João Sousa qualificou-se na segunda-feira para a segunda ronda do torneio de ténis de Acapulco, no México, ao derrotar o austríaco Juergen Melzer, por 6-4 e 6-3, enquanto Maria João Koehler foi eliminada.

Frente ao quinto cabeça de série e 49.º do "ranking" mundial, João Sousa, o melhor português da tabela (93.º) foi mais eficiente no serviço e apenas por uma vez cedeu no seu jogo de serviço, em dois "breaks" que enfrentou, ambos no primeiro "set".

Ao invés, o tenista luso, de 23 anos, quebrou o serviço do veterano austríaco, de 31, duas vezes em cada partida, triunfando após uma hora e 23 minutos, para marcar encontro na segunda ronda com o colombiano Santiago Giraldo, 66.º da tabela ATP.

Maria João Koehler, 102.ª da classificação mundial, teve destino contrário ao do compatriota, ao perder com a espanhola Estrella Cabeza Candela (106.ª), por 6-2 e 6-0, num encontro de uma hora e oito minutos em que cedeu o serviço seis vezes.

A melhor portuguesa no “ranking” WTA repetiu a entrada no torneio de Bogotá, na semana passada, em que foi afastada também na ronda inaugural, naquele que foi o seu primeiro encontro desde o Open de Austrália.