O tenista português João Sousa foi esta quarta-feira eliminado do torneio de Miami pelo australiano Lleyton Hewitt, antigo número um mundial, que venceu o encontro da primeira ronda por 6-1 e 7-6 (7-3).

Sousa, que teve entrada direta no quadro principal do segundo Masters 1000 da temporada, lutou, mas acabou por perder para o australiano, que fechou a primeira ronda em uma hora e 47 minutos.

Hewitt, que é o mais novo tenista de sempre a atingir o número um mundial, posição que ocupou pela primeira vez a 19 de novembro de 2001 quando tinha 20 anos, entrou melhor no encontro, fechando rapidamente o primeiro parcial com 6-1.

Mas Sousa descobriu como perturbar o jogo do seu adversário, 91.º tenista mundial, e conseguiu recuperar para, primeiro, liderar por 3-2 e, depois, igualar o marcador quando Hewitt dispôs de dois “match-points” desperdiçados numa dupla falta e num serviço fraco

Com 5-5, o português (86.º) serviu para se adiantar, mas o australiano fez valer a sua maior experiência para quebrar o serviço do adversário.

Na segunda oportunidade de servir para fechar o encontro, Hewitt hesitou de novo, permitindo que o luso chegasse aos 6-6.

No “tie-break”, o antigo número um mundial, mais habituado a momentos decisivos, ganhou por 7-3.

Na segunda ronda, o duplo vencedor de Grand Slam (Open dos Estados Unidos em 2001 e Wimbledon em 2002) vai defrontar o francês Gilles Simon, 11.º cabeça de série.