A tenista norte-americana Serena Williams, cinco vezes vencedora do torneio de Miami, qualificou-se para a final ao bater a polaca Agnieszka Radwanska, por 6-0 e 6-3, e marcou encontro com a russa Maria Sharapova.

Enquanto a americana procura o sexto título, Sharapova, terceira cabeça de série, persegue a primeira vitória na Florida, embora esta seja já a sua quinta presença na final, para a qual se qualificou com um triunfo igualmente claro sobre a sérvia Jelena Jankovic, por 6-2 e 6-1.

Williams, 31 anos, fez 12 ases e ganhou 83 por cento dos pontos no primeiro serviço, num confronto de apenas 65 minutos, e agora pode tornar-se a quarta mulher na era moderna a ganhar o mesmo torneio seis vezes, depois de Chris Evert, Steffi Graf e Martina Navratilova.

«Ela [Sharapova] está a jogar tão bem. Vai ser um grande encontro. Temos sempre grandes embates», disse Williams a propósito da final frente à recente vencedora do torneio de Indian Wells.

Sharapova poderá ser a terceira jogadora a juntar aquele título e o de Miami no mesmo ano, depois de Graf (1994 e 1996) e Kim Clijsters (2005), mas o historial de confrontos com Williams é amplamente favorável à americana, que venceu 11 dos 13 encontros anteriores.

No quadro masculino, o escocês Andy Murray, número três mundial e segundo cabeça de série, progrediu até às meias-finais, após ultrapassar o croata Marin Cilic (nono), por 6-4 e 6-3, e terá pela frente o francês Richard Gaasquet, que surpreendeu o chego Tomas Berdych, quarto pré-designado, vencendo por 6-3 e 6-3.

Na outra meia-final, defrontam-se o espanhol David Ferrer, terceiro favorito, e o alemão Tommy Haas, que deixou pelo caminho o sérvio Novak Djokovic, número um mundial e vencedor das duas edições anteriores deste torneio da série Masters 1000.