A estreia de Gastão Elias e Rui Machado como par não podia ter sido melhor, já que a dupla portuguesa garantiu o acesso ao "Play-off" de apuramento para o Grupo I da Taça Davis de ténis.

Os portugueses conquistaram o 3-0 decisivo ao vencerem a dupla lituana composta por Lukas Mugevicius e Mantas Bugailiskis por 6-3, 6-0 e 6-2.

O equilíbrio foi a nota dominante dos primeiros jogos do primeiro "set", mas o rumo do encontro mudou a partir do momento em que o par luso descobriu os mecanismos inerentes à rotina do par.

«É a primeira vez que jogamos juntos. Jogar pares exige sempre algum hábito ao parceiro. Os adversários não exigiram que jogássemos ao nosso melhor nível e dentro das condições fechámos o jogo rapidamente, tentámos não complicar», destacou Rui Machado.

Aos 3-3 a resistência dos lituanos esmoreceu e a jovem dupla (Mugevicius tem 18 anos, Bugailiskis 16) permitiu dois "break-points" consecutivos para Portugal fechar o parcial com 6-3.

Embalados pelo sucesso, os portugueses somaram seis jogos consecutivos, num rápido parcial, que terminou com claros 6-0 e com muitas palmas das bancadas compostas do CIF, sobretudo para Gastão Elias, protagonista de alguns pontos acrobáticos e de grande técnica.

Com o "court" completamente seco e sem quedas, como aconteceu na véspera com Dovydas Sakinis, obrigado a abdicar dos pares devido às mazelas com que ficou, as duas duplas voltaram a mostrar sintonia no início do terceiro "set", com Elias e Machado a não conseguirem adiantar-se no marcador.

O par nacional soube explorar um serviço mais fraco de Mugevicius, para construir um 15-40, desperdiçado com um erro e uma bola bem colocada dos adversários, que acabariam por permitir o 4-2 nas vantagens.

Para defender a vitória bastou a Gastão Elias manter o seu serviço, um êxito parcial que desconcentrou os oponentes. Com a derrota praticamente consumada, os lituanos concederam novo ponto para quebra de serviço, aproveitado pelos portugueses, que ouviram "game, set and match" aos 6-2, após uma hora e 27 minutos em "court".

«Houve claramente muitos momentos de magia por parte do Rui», brincou Elias, que estava «contente» com a prestação: «Gostei muito de jogar ao lado de um jogador com muita experiência na Taça Davis. Para primeira vez não foi mau jogo, os adversários não exigiram muito de nós.

O "capitão" Pedro Cordeiro estava satisfeito com a sua dupla, mas confessou que sempre pensou que, qualquer que fosse o par que pusesse em campo, a vitória não ia fugir.

«Eles são um bocadinho modestos. É sempre mais fácil jogar o par. Há muitos jogadores que preferem ter um parceiro. Pares é um jogo simples, diria que é um jogo básico. Nós às vezes complicamos o par», defendeu.

A segunda ronda do Grupo II da zona Europa/África da maior competição por equipas do ténis conclui-se este domingo, no CIF, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa, com dois encontros de singulares, que serão disputados por Rui Machado e Frederico Gil.