O sérvio Novak Djokovic mantém a liderança da classificação mundial de ténis ATP, à frente do britânico Andy Murray e do suíço Roger Federer, enquanto João Sousa é o melhor luso na tabela, ocupando a 103.ª posição.

Depois de no início de março ter conquistado a melhor posição de sempre na sua carreira ao ocupar a 86.ª posição, João Sousa caiu 15 posições esta semana, do 88.º para o 103.º lugar.

João Sousa fraturou o dedo grande do pé esquerdo no início de abril, durante um treino no CIF, quando se preparava para participar na eliminatória de acesso ao Grupo 1 da zona euro-africana da Taça Davis, e tem estado afastado dos “courts” desde então.

Gastão Elias, que ajudou a seleção portuguesa a ganhar o direito de discutir com a Moldávia, entre 13 e 15 de setembro, a eliminatória de acesso ao Grupo 1 da zona euro-africana da Taça Davis, foi este domingo eliminado nas meias-finais do torneio “challenger” de Itajaí, no Brasil, e ocupa agora a 133.ª posição do “ranking” ATP.

Pedro Sousa surge como terceiro melhor português no “ranking”, ocupando o 223.º lugar, enquanto Rui Machado, é 277.º.

O “top-10” mundial não sofreu qualquer alteração em relação à anterior publicação, continuando o espanhol David Ferrer na quarta posição, seguido do seu compatriota Rafael Nadal, quinto, do checo Tomas Berdych (sexto), do argentino Juan Martin Del Potro, do francês Jo-Wilfried Tsonga (oitavo), do francês Richard Gasquet (nono) e do sérvio Janko Tipsarevic.

Em femininos, a classificação WTA continua a ser liderada pela norte-americana Serena Williams, à frente da russa Maria Sharapova e da bielorrussa Victoria Azarenka.

A italiana Roberta Vinci, vencedora do Estoril Open 2012, ganhou no domingo o torneio polaco de Katowice, e subiu para o 12.º lugar do mundo, numa altura em que domina, aos 31 anos, a classificação mundial em pares.

Quanto às tenistas lusas, Maria João Koehler desceu uma posição, para o 105.º lugar, e Michelle Larcher de Brito ocupa agora o 131.º posto.