O segundo dia do 24.º Portugal Open começou com um duplo pesadelo francês, fruto das eliminações prematuras de Marion Bartoli, a mais cotada do quadro feminino, e Julien Benneteau, quinto favorito do masculino.
No embate que abriu a jornada no Court Central, Bartoli, número 14 do Mundo, foi surpreendida pela chinesa Shuai Peng, 20 lugares abaixo e na segunda passagem pelo Jamor, depois de ter chegado às meias-finais de 2010.
O histórico dos confrontos diretos dava maior favoritismo a Bartoli, que tinha ganho seis dos dez frente a frente, mas agora levou a melhor a chinesa, superiorizando-se à primeira pré-designada em três “sets”, pelos parciais de 6-0, 1-6 e 6-4, em 1:25 horas, empatando as contas (2-2) nos desafios em terra batida.
Praticamente ao mesmo tempo, espanhol Pablo Carreno-Busta, proveniente do torneio de qualificação, protagonizou o primeiro grande “escândalo” desta edição, ao eliminar Julien Benneteau.
No encontro que juntava no Centralito dois jogadores de “campeonatos opostos”, levou a melhor o espanhol, num modesto 228.º lugar na hierarquia mundial, em dois “sets”, pelos parciais de 6-3 e 6-4, em 1:33 horas.
Num dos triunfos mais “cotados” da carreira, iniciada em agosto de 2008, Carreno-Busta foi responsável pela eliminação do primeiro jogador da “elite” masculina dos oito pré-designados no Jamor.
Este ano, Carreno-Busta tem somado pontos em torneios “future”, do terceiro escalão do circuito, tendo ganho já seis provas dessa categoria, cinco em Espanha e mais um em solo turco.
Já Benneteau está quase mais 200 lugares acima do “carrasco” de hoje (33.º do “ranking”) e adiou precocemente nova tentativa de ganhar o primeiro troféu no circuito principal, ele que já chegou a oito finais, a última já este ano, no torneio holandês de Roterdão.