O tenista português Gastão Elias tem hoje o maior teste da carreira quando defrontar nos quartos de final do Portugal Open o suíço Stanislas Wawrinka, segundo cabeça de série e número 16 do Mundo.
Na oitava participação no Jamor, Gastão Elias, que segunda-feira passará a ser o número um português, já entrou no restrito grupo de portugueses a chegar tão longe no Jamor, formado ainda por Nuno Marques, João Cunha e Silva, Rui Machado, Frederico Gil e João Sousa.
O encerramento do programa de sexta-feira no Court Central está entregue ao mais cotado jogador em prova (quarto do “ranking”), o espanhol David Ferrer, que defrontará o romeno Victor Hanescu, “carrasco” de Rui Machado na ronda inaugural.
Em femininos foi “antecipado” para as meias-finais o encontro decisivo de 2012, entre a estoniana Kaia Kanepi, campeã do Portugal Open, e a espanhola Carla Suarez Navarro.
Nos quartos-de-final, Kanepi, 40.ª do “ranking” mundial, bateu a japonesa Ayumi Morita, 43.ª, em dois “sets”, pelos parciais de 6-4 e 6-3, enquanto Navarro, quarta cabeça de série, bateu a porto-riquenha Monica Puig, proveniente do “qualifying”.