O tenista suíço Roger Federer assegurou hoje os quartos de final do torneio de Roma, ao vencer o francês Gilles Simon, por 6-1 e 6-2, numa jornada que ficou marcada pelo triunfo difícil de Rafael Nadal.
O número três mundial foi o último dos favoritos a entrar em “court” e precisou apenas de pouco mais de uma hora para "selar" a vitória nos oitavos de final frente a Simon, 27.º da hierarquia ATP, e marcar encontro com o polaco Jerzy Janowicz, que derrotou o nono cabeça de série, o francês Richard Gasquet, por 3-6, 7-6 (7-2) e 6-4.
Ao contrário de Federer, o espanhol Rafael Nadal teve de sofrer mais do que esperado para avançar para os quartos de final, onde encontrará o compatriota David Ferrer, quinto do "ranking" mundial, e manter-se na corrida à “dobradinha” de títulos nos Masters 1000.
Quinto pré-designado e vencedor no domingo passado em Madrid, Nadal foi surpreendido por Ernests Gulbis, que o obrigou mesmo a salvar um “set point” para evitar um 6-0 no primeiro parcial.
“Rafa” tremeu, mas não cedeu, conquistando o segundo "set" com um renhido 7-5 e fechando o encontro dos oitavos de final do Masters 1000 de Roma com um 6-4, depois de mais de duas horas e meia em “court”.
«É fantástico estar nos `quartos´. Tive azar no sorteio», disse o espanhol, que, depois de sete finais consecutivas, está «mais do que satisfeito» com o seu regresso após o afastamento forçado devido a lesão.
Com o argentino Juan Martin del Potro, sétimo cabeça de série, a protagonizar a única surpresa do dia, ao cair diante do jovem francês Benoît Paire, por 6-4 e 7-6 (7-3), o quadro dos quartos de final fica completo com o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, o checo Tomas Berdych e o espanhol Marcel Granollers.
Do lado feminino, não houve lugar a surpresas, com as principais favoritas a avançarem sem preocupações. A primeira cabeça de série, a norte-americana Serena Williams, desfez-se com facilidade da eslovaca Daniela Cibulkova, impondo-se por 6-0 e 6-1, um pouco mais rápido do que fez a russa Maria Sharapova, vencedora frente à norte-americana Sloane Stephens por 6-2 e 6-1.
As duas primeiras do "ranking" mundial estarão acompanhadas nos quartos de final do torneio romano pela número três, a bielorrussa Victoria Azarenka, que beneficiou da desistência da japonesa Ayumi Morita, pela italiana Sara Errani, pela sérvia Jelena Jankovic, pela australiana Samantha Stosur, pela espanhola Carla Suarez Navarro e pela romena Simona Halep.