O tenista português Gastão Elias qualificou-se hoje para a segunda ronda da fase de qualificação do torneio de Roland Garros, ao derrotar o japonês Hiroki Moriya, enquanto Pedro Sousa não passou do primeiro encontro me Paris.

Elias, sexto cabeça de série do "qualifying", derrotou 196.º do "ranking" mundial por 6-3 e 6-3, após 73 minutos de confronto, mostrando-se mais eficaz nos seus jogos de serviço do que o japonês, que evidenciou fragilidades sobretudo no segundo serviço.

O número um português, 108.º da classificação ATP, vai defrontar na segunda ronda o croata Antonio Veic, 190.º da tabela, que derrotou o alemão Peter Gojowkzic por 5-7, 6-3 e 6-4.

Já Pedro Sousa, 227.º da hierarquia mundial, perdeu a hipótese de chegar ao quadro principal do segundo torneio do Grand Slam, ao sair derrotado do confronto com o espanhol Pere Riba, 475.º, por 6-3 e 6-1.

Após um longo primeiro "set", de 48 minutos, em que salvou sete pontos de "break", consentindo no entanto que o adversário quebrasse o seu serviço por duas vezes, Pedro Sousa foi totalmente dominado na segunda partida, resistindo apenas 26 minutos no "court".

O quadro principal de Roland Garros tem início no domingo, com o vencedor masculino a ser conhecido a 09 de junho.