O tenista do Botswana, Phenyo Matong e a tenista do Zimbabwe, Fadzai Mawisire, sagraram-se vencedores da terceira edição do Open de Ténis Standard Bank de Moçambique, ao vencerem nas categorias de singulares masculinos e femininos, nas finais realizadas no sábado passado, nos courts do Jardim Tunduro, em Maputo.

Além da respetiva medalha e taça, Phenyo leva para casa um prémio monetário, no valor de 135 mil meticais (3495 euros), enquanto a tenista do Zimbabwe ficou com 50 mil meticais (1294 euros).

Com um "Prize Money" global de 646 mil meticais (16724,24 euros), o torneio - cuja final contou com a presença do ministro da Juventude e Desportos de Moçambique, Fernando Sumbana, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, o vice-governador do Banco de Moçambique, António Pinto de Abreu, o administrador delegado do Standard Bank, António Coutinho, entre outras personalidades e convidados - envolveu cerca de 560 atletas, dos quais 280 crianças.

O administrador do Standard Bank – patrocinador exclusivo do evento – fez uma avaliação positiva da terceira edição da competição. «Só o número de crianças que vimos aqui a praticar o ténis foi impressionante e devo confessar que não esperávamos ter muitos menores aqui. Tivemos ainda pela primeira vez atletas do Botswana, África do Sul, Swazilândia e Zimbabwe, o que ajudou a elevar o nível de competitividade do Open de Ténis Standard Bank», frisou.

Numa alusão à estratégia do Banco, no âmbito da sua responsabilidade social, António Coutinho referiu que esta instituição bancária está muito ligada ao futebol nacional, através do apoio ao Moçambola, a principal prova futebolística moçambicana, e «o ténis está agora a abrir outro caminho para nós, em termos de atingir o apoio ao desenvolvimento do desporto no País», referiu.

Por sua vez, o ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, disse que o Open de Ténis Standard Bank «representa um esforço que o Banco está a realizar, visando a promoção do desporto nacional, com todas as implicações positivas que isso traz.

«O desporto permite educar as crianças, conforme se pode notar temos aqui todas as idades, desde crianças a adultos, no sentido de ocuparem bem o seu tempo livre e ainda conservar o seu corpo saudável», referiu o governante.

Relativamente à participação de atletas estrangeiros, o ministro considerou que «isso permite-nos avaliar em que nível estamos em relação a outros países da região e do mundo em geral, criando novos desafios para os nossos atletas».

«O desporto é igualmente uma forma de convívio, pois cria condições para que possamos conhecer pessoas doutros quadrantes e participar em eventos como este, pelo que a internacionalização vai também elevar a fasquia da nossa participação, obrigando-nos a fazer maior esforço e trazer bons resultados», realçou Fernando Sumbana.

Disputado nos segmentos miniténis, juniores, veteranos e profissionais, o Open de Ténis Standard Bank tem por objetivo massificar a prática desta modalidade em Moçambique, profissionalizá-la cada vez mais e impulsionar o envolvimento das crianças, para além de contribuir, de modo geral, para o crescimento e profissionalização do desporto moçambicano.