Rafael Nadal criticou hoje os organizadores de Roland Garros, queixando-se de que o seu encontro, da segunda ronda do torneio francês, foi programado demasiado tarde, forçando-o a disputar duas partidas em dois dias.

«O programa de ontem [quinta-feira] não era bom, essa é a realidade. O diretor do torneio e as pessoas que tomam as decisões decidiram mal. Não me parece bem que se programe um jogo destes às 19:00 do dia anterior», afirmou o tenista, depois da partida com o eslovaco Martin Klizan.

Nadal criticou o facto do seu adversário no próximo encontro, o italiano Fabio Fognini, ter tido «a manhã de hoje para descansar», enquanto o tenista maiorquino disputava a segunda ronda do torneio com Martin Klizan, que terminou com uma vitória do espanhol pelos parciais de 4-6, 6-3, 6-3 e 6-3.

«Espero que os organizadores reconheçam o erro. Não me interessam muito as desculpas que me deram. Disseram-me que a decisão tinha sido adiada por terem de programar os encontros de pares. Então agora dão prioridade aos pares? A mim parece-me uma piada», acrescentou.

Apesar de se ter mostrado visivelmente descontente com a situação, Nadal reforçou que não queria «passar pelo mau da fita» e que «não estava irritado», mas considerou injusta a desvantagem a níveis físicos que terá para com o tenista italiano.

Nadal, quarto no “ranking” mundial e vencedor de sete das últimas oito edições do torneio de Roland Garros, que decorre até ao dia 09 de junho, disputa a presença nos oitavos de final da competição com o italiano Fábio Fognini (27.º) no próximo sábado.