A francesa Marion Bartoli disse hoje ter cumprido um sonho de criança ao vencer o torneio de ténis de Wimbledon, depois de derrotar na final a alemã Sabine Lisicki.

«Ainda custa a acreditar. Erguer este troféu era o meu sonho desde os seis anos», afirmou a tenista francesa, 15.ª da hierarquia mundial, depois de receber o troféu no court central de Wimbledon.

Bartoli, que em 2007 foi derrotada na final do torneio londrino pela norte-americana Venus Williams, deixou uma palavra à adversária germânica.

«Em 2007, estive na final e perdi. Tenho a certeza que tu também vais voltar», afirmou Bartoli, que venceu o encontro da final em 01h23 horas, pelos parciais de 6-1 e 6-4.

Bartoli, que “selou” a conquista do primeiro “major” da carreira com um ás, admitiu ter ficado surpreendida consigo própria.

«Terminei com um ás, achei que não ia conseguir nem em sonhos. Há muito tempo que venho trabalhando o meu serviço. Valeu a pena», afirmou Marion Bartoli, que começou a jogar ténis aos seis anos.

Sabine Lisicki, 24.ª da hierarquia mundial, irrompeu em lágrimas no final do encontro, mas garantiu que quer voltar ao court central para discutir a vitória no torneio, cuja última vencedora germânica foi Steffi Graff, em 1996.

«Gostava de ter vencido, espero ter a oportunidade outra vez», disse a tenista, de 23 anos, reconhecendo que a adversária «esteve muito bem».

Marion Bartoli, de 28 anos, que fecha o torneio sem se ter cruzado com nenhuma tenista do top-10 mundial e sem ter cedido qualquer “set”, foi sempre superior à adversária, uma das finalistas menos cotada da história da prova.

Desde que se tornou tenista profissional, há 13 anos, Marion Bartoli venceu 387 encontros, perdeu 261 e arrecadou 6,54 milhões de euros, verba a que se junta o prémio de 1,8 milhões conquistados hoje no All England Club.