O tenista espanhol Rafael Nadal bateu na sexta-feira o suíço Roger Federer por 5-7, 6-4 e 6-3 nos quartos-de-final do torneio ‘Masters’ de Cincinnati, nos Estados Unidos, e vai defrontar nas meias-finais o checo Tomas Berdych.

Nadal, de 27 anos, número três do ‘ranking’ mundial e que venceu no passado fim de semana o torneio de Montreal, vai ter em Cincinnati como próximo adversário Berdych, que venceu também na sexta-feira o escocês Andy Murray por 6-3 e 6-4.

Uma vitória no torneio de Cincinnati permitiria a Nadal alcançar a segunda posição na classificação da ATP.
Federer, que é o campeão atual de Cincinnati e procurava conseguir um sexto título, desce, com esta eliminação do torneio, da quinta para a sétima posição na classificação da ATP, onde estava há dez anos nos cinco primeiros lugares.

Pouco antes do triunfo de Nadal frente a Federer, o número um do mundo, o sérvio Djokovic, perdeu por 7-6 (5), 3-6 e 7-5 com o norte-americano John Isner, que vai enfrentar nas meias-finais o argentino Juan Martín Del Potro, que venceu ao russo Dmitry Tursunov por 6-4, 3-6 e 6-1.

Djokovic lutava por um título em Cincinnati, uma vez que com ele seria o único a conquistar os nove torneios da categoria ‘Masters’ 1000.