A tenista norte-americana Serena Williams começou da melhor forma a defesa do título no US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, ao bater facilmente segunda-feira a italiana Francesca Schiavone por 6-0 e 6-1.

O primeiro dia ficou também marcado pela chuva torrencial que caiu no final da jornada, que obrigou a cancelar a estreia do suíço Roger Federer, na corrida a um sexto troféu no “major” dos Estados Unidos.

À procura do quinto troféu em Flushing Meadows, Serena Williams, líder do “ranking” mundial, precisou de apenas uma hora para deixar pelo caminho Schiavone, horas depois de outro dos favoritos, o espanhol Rafael Nadal, também assinalar a estreia na edição de 2013 com um triunfo confortável.

Nadal, vencedor da edição de 2010, esqueceu de vez a contrariedade de 2012 (ausente por lesão) e bateu, em pouco mais de duas horas, o norte-americano Ryan Harrison, por 6-4, 6-2, 6-2.

Esta foi a 54.ª vitória de Nadal esta temporada, na qual ainda só perdeu três encontros, tendo já ganhado nove títulos.

Para hoje estão marcados os primeiros compromissos de dois dos três portugueses em prova. A número um nacional, Michelle Larcher de Brito, abre o programa do Court 16, a partir das 11:00 (16:00 em Lisboa), frente à grega Eleni Daniilidou, naquela que será a sua terceira participação no US Open.

Em masculinos, o mais cotado jogador português no circuito mundial, João Sousa (95.º), assinala a estreia absoluta no US Open frente ao búlgaro Grigor Dimitrov, 25.º cabeça de série, no segundo encontro do programa delineado para o Court 6.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.