O tenista português João Sousa foi esta madrugada eliminado na terceira ronda do Open dos Estados Unidos, ao perder com o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, por 6-0, 6-2, 6-2.

O número um luso e 95.º da hierarquia, que foi assistido no final do primeiro "set", foi incapaz de contrariar o ténis de Djokovic, que garantiu o triunfo em 1:40 horas.

O sérvio, vencedor do Open dos Estados Unidos em 2011, foi claramente superior a Sousa, "disparando" 34 "winners" contra 10 do português e vencendo 79 por cento dos pontos no seu primeiro serviço e 67 no segundo, além de ter quebrado oito vezes o serviço ao tenista de Guimarães, que conseguiu um "break", quando o sérvio servia para fechar o encontro.

Esta foi a primeira presença de João Sousa na terceira ronda de um torneio do Grand Slam, tornando-se no primeiro português a chegar a esta fase em Flushing Meadows, depois de ter surpreendido nas rondas anteriores o búlgaro Grigor Dimitrov (29.º do Mundo) e o finlandês Jarkko Nieminen (41.º).

Já Novak Djokovic, finalista vencido em 2012, garantiu a presença nos oitavos de final, não tendo cedido ainda qualquer em três encontros no "major" de Nova Iorque.

Na próxima ronda, "Nole" vai defrontar o vencedor do encontro entre o norte-americano Tim Smyczek e o espanhol Marcel Granollers.