O tenista espanhol Rafael Nadal continua a sua caminhada gloriosa desde o seu regresso depois da paragem por lesão e conquistou a edição 2013 do torneio norte-americano US Open, último Grand Slam da época, ao vencer Novak Djokovic em três sets contra um, pelos parciais de 2-6, 6-3, 4-6 e 1-6, numa final com a duração de 3h21. O tenista de Maiorca soma assim 13 títulos nas maiores provas de ténis e está a quatro de igualar Federer, tenista com mais títulos de Grand Slam de sempre, e a um do norte-americano Pete Sampras.
Antes da final do US Open'13
É verdade que os duelos entre Roger Federer (número 6 do ranking ATP) e Rafael Nadal atraem as maiores atenções por parte dos amantes do ténis, mas ainda é mais verdade que "Rafa" e Novak Djokovic formam a maior rivalidade da nova geração do ténis, com 37 duelos entre os dois tenistas, sendo que 17 foram finais do circuito mundial ATP. Dos 37 duelos, Rafa venceu 22 (contablizando já o US Open'13), contra 15 de Nole.
Antes da final, os 18 títulos de Grand Slam conquistados pelos dois tenistas - seis para o sérvio e 12 para o espanhol - transformavam esta final com mais títulos combinados em Nova Iorque desde 2002, ano em que Pete Sampras (13) venceu André Agassi (7).
A final desta segunda-feira marcava a terceira final entre Rafael Nadal e Novak Djokovic do torneio norte-americano no Arthur Ashe Stadium, em  Flushing Meadows, Nova Iorque. O sérvio marcava presença pela quarta vez consecutiva na final nova-iorquina.
Esta foi a 12.ª final do US Open que reunia os dois tenistas mais bem classificados da hierarquia, o número um (Nole) e número dois (Rafa). Na edição de 2011, o tenista sérvio venceu Rafael Nadal na final. Mas a final mais memorável e titánica entre eles aconteceu em 2012, na final do Open da Austrália, com a duração de 5 hora e 53 minutos, a mais longa de sempre de um Grand Slam, e cujo troféu acabou por recair em Novak Djokovic.
A grande final
Para chegar à final deste ano, os dois tenistas tiveram percursos e adversários muito distintos, sendo que Nadal cumpriu o seu trajeto com mais tranquilidade que o rival sérvio.
Primeiro set: 6-2 favorável a Nadal, duração de 42 minutos
Primeira batalha dominada pelo espanhol Rafael Nadal sobre Novak Djokovic. É verdade que o tenista sérvio entrou com mais garra e atitude quando comparado com o desafio das meias-finais diante do suíço Stanislas Wawrinka, mas a força e técnica imposta pelo espanhol deixou "Nole" à nora. O atual número um do mundo ainda conseguiu surpreender com as suas "direitas" cruzadas mas Nadal esteve irrepreensível com as suas "direitas" paralelas.
Segundo set: 6-3 favorável a Djokovic, duração de 58 minutos
Duelo pautado pelo equilíbrio. Nadal trouxe a excelente exibição do primeiro set, mas quando toda a gente esperava que a final poderia estar resolvida, Novak Djokovic mostrou o porquê de ser o número um e acabou por "encostar" o espanhol, que acabou por sucumbir no segundo set. Neste set, assistiu-se ainda a um fenomenal "rally" de 54 passes entre os tenistas. Derrotado, Nadal não ficou nada satisfeito, mas o público em Flushing Meadows vibrou porque sabia que iria ter, pelo menos, mais dois sets para assistir. E nas bancadas, muita gente famosa a assistir o duelo de titãs.
Terceiro set: 6-4 favorável a Nadal, duração de 1h01 minutos
Empatados a um set, esta terceira batalha foi verdadeiramente digna de uma final de Grand Slam, com emoção e reviravolta. Novak Djokovic tinha dois "breaks" de vantagem (3-1), mas a força e determinação do espanhol veio ao de cima, nunca deitando a toalha ao chão, nem mesmo quando o espanhol escorregou e caiu numa altura em que o marcador mostrava um empate (4-4). As pessoas nas bancadas do Arthur Ashe Stadium não conseguiram segurar a tensão e explodiram com a reviravolta do número dois do mundo (6-4).
Quarto set, 6-1 favorável de Nadal, duração de 38 minutos
A regularidade e a competência de Rafael Nadal, que já se tinha visto no primeiro set, voltou a surgir para confirmar a vitória do espanhol, perante um Novak Djokovic cansado, que deixou fugir, por culpa própria o seu sétimo título de um Grand Slam. Há um ano, Nadal assistiu o torneio norte-americano em casa e agora, em 2013, conquista-o de forma meritória, vencendo 3.6 milhões de doláres (2.7 milhões de euros). 
Rafael Nadal conquista 13.º título de um Grand Slam
Não tendo sido uma final tão espetacular como estes dois tenistas já nos habituaram, Rafael Nadal confirma assim o seu segundo título do US Open, depois da vitória em 2010, ano em que completou o "Grand Slam", ao vencer os quatro principais torneios. O espanhol converte-se ainda no nono tenista da era "Open" a alcançar pelo menos dois títulos em Nova Iorque. Este é também o segundo título de um Grand Slam para "Rafa" em 2013, depois de ter vencido em Roland Garros.
Rafael Nadal que regressou em fevereiro depois de uma paragem de sete messes devido a uma lesão no joelho, já conquistou dez títulos só este ano no mesmo período. Novak Djokovic venceu apenas três, mas o ano desportivo ainda não terminou… 
Novak Djokovic mantém a liderança do ranking ATP
Mesmo depois da derrota na final do US Open'13, o tenista sérvio Novak Djokovic tem assegurada a liderança do “ranking” mundial ATP.
Novak Djokovic continua a liderar o ranking ATP com 12.380 pontos, seguido de Nadal com 12.060.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.