O “capitão” Pedro Cordeiro assumiu hoje que, apesar do estatuto de visitante, Portugal é favorito a ganhar o "play-off" de apuramento para o Grupo I da Taça Davis de ténis frente à Moldova.

«Na teoria, nós somos favoritos, apesar de jogarmos fora, num piso que não é o que os nossos jogadores preferem», começou por dizer à Lusa o selecionador nacional.

Para Pedro Cordeiro, as expetativas são «ótimas», apesar de ter três jogadores – Gastão Elias, Rui Machado e Pedro Sousa – com historial recente de lesões.

«Acho que temos uma excelente equipa, penso que estão reunidos aqui os melhores jogadores de Portugal no momento. Agora, é uma eliminatória difícil frente a uma Moldova que está muito motivada para passar ao grupo I», realçou.

O “capitão” português recordou que os adversários da terceira ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis fizeram «excelentes jogos» e têm a seu favor o fator casa.

«Estamos, cada dia que passa, mais adaptados ao piso, sabemos que vamos ter dificuldades, que a Moldova tem bons jogadores. Vão jogar em casa, é um piso rápido, o que pode criar algumas dúvidas nas chamadas de bola, mas os nossos jogadores estão preparados para isso», assegurou.

Pedro Cordeiro sabe que tem uma equipa melhor, mas quer ver os seus jogadores a prová-lo em campo.

E eles estão preparados para fazê-lo, a começar pelo número um nacional, João Sousa.

«Eu com ganhar fico satisfeito, seja por 5-0 ou 3-2, o importante é repetir a vitória das rondas anteriores», disse o 89.º classificado do ranking mundial.

Para o tenista vimaranense, o facto de ser o mais bem classificado dos quatro convocados, não funciona como fator extra de responsabilidade.

«Tenho vindo a melhorar significativamente nestes últimos meses. Estou aqui para ajudar Portugal, como todos os meus companheiros. Se for selecionado para jogar, vou dar o tudo por tudo para conquistar o ponto», garantiu.

A sintonia do grupo, inegável ainda mais nos atos do que nas palavras, só se “quebra” quando o tema é a presença no Grupo Mundial, a elite da Taça Davis.

«Não. Estamos a pensar primeiro nos jogos de sexta, depois no de sábado e depois nos de domingo. É essa a nossa preocupação neste momento», responde o capitão quando questionado sobre o acesso ao primeiro grupo da competição.

Já João Sousa permite-se o sonho:

«O nosso objetivo histórico é disputar o Grupo Mundial. Temos de passar por isto. Infelizmente no ano passado não nos conseguimos manter no Grupo I, pelo que temos de vencer esta eliminatória.»

A seleção portuguesa de ténis vai discutir, entre sexta-feira e domingo, no piso rápido da Sala Polivalenta de Chisinau, o Play-off de apuramento para o Grupo I da principal competição da modalidade por equipas.

Para chegar à terceira eliminatória do Grupo II da Zona Europa/ África da Taça Davis, Portugal venceu o Benim e a Lituânia, ambos por 5-0, em duas rondas disputadas nos “courts” do CIF, em Lisboa.