O tenista sérvio Novak Djokovic, ultrapassado esta semana por Rafael Nadal no primeiro lugar do ranking mundial, considerou hoje que o espanhol merece estar na liderança, já que é, «de longe», o melhor do ano.

«Ele merece ser o número um. Os resultados atestam-no, ele é de longe o melhor jogador deste ano», declarou hoje Novak Djokovic, numa referência aos dez torneios ganhos este ano por Nadal, entre eles Roland-Garros e Open dos Estados Unidos.

No domingo, sabendo já que no dia seguinte perderia para Nadal o primeiro lugar do ranking ATP, Djokovic bateu o espanhol na final do Torneio de Pequim pelos parciais 6-3 e 6-4.

«Só posso fazer uma coisa, que é jogar o melhor ténis possível, ganhar um torneio a seguir ao outro e continuar a fazer o que fiz em Pequim», referiu hoje o sérvio.

No entanto, Djokovic admitiu que será «muito difícil» reeditar o ano de 2011, em que o sérvio ganhou três dos quatro torneios do Grand Slam (Open da Austrália, Wimbledon e o Open dos Estados Unidos).

Neste momento, Nadal conta com uma magra vantagem de 40 pontos sobre Djokovic, mas tem de defender muito menos pontos até final da temporada.

O espanhol tem pela frente 1.340 pontos para defender, enquanto Djokovic conta com a missão de somar 4.035 pontos, que implica revalidar os títulos em Xangai e Masters Cup, prova que junta os oito melhores do “ranking” e encerra a temporada.