Três meses depois de uma lesão na anca que o afastou dos courts, o espinhense Leonardo Tavares regressou da melhor forma ao ritmo competitivo, estreando-se com um triunfo na primeira ronda do Porto Open 2013 que decorre nos courts de terra batida do Clube de Ténis do Porto.
Graças ao seu passado como tenista e a experiência que adquiriu no circuito internacional, Leo ultrapassou o algarvio José Ricardo Nunes, por claros 6-0 e 6-3.

Entretanto, os principais favoritos ao título nesta prova, o japonês Taro Daniel, 267.º do ranking ATP e primeiro pré-designado, levou de vencida o belga Romain Barbosa, por 6-0 e 6-3, enquanto o venezuelano Ricardo Rodriguez, 341.º do Mundo, aplicou um duplo 6-0 ao qualifier luso, Diogo Lourenço.

Dois dos mais promissores tenistas portugueses em prova, Frederico Silva e João Domingues, começaram da melhor maneira a sua participação no torneio, batendo, respetivamente, o espanhol Arauzo Batista (6-0 e 6-0) e o português Rodolfo Pereira, jovem talento convidado pela organização para disputar o "quadro", por 6-4 e 6-2. O francês Michel Bois, sétimo cabeça-de-série, bateu o espanhol Rodriguez Manzano, por 6-2 e 6-3.

Menos fortuna teve Henrique Sousa. O algarvio, que já vestiu as cores do CTP, não conseguiu superiorizar-se ao romeno Voinea, que venceu por 6-1 e 6-4. Gaspar Murta, outro dos lusos em prova, começou com força o torneio, eliminando o compatriota Artur Completo, por 6-0 e 6-2.

O Porto Open está dotado com 10 mil dólares em prémios monetários e decorre de 5 a 13 de Outubro no Clube de Ténis do Porto. A entrada é livre (excepto no dia das finais).