O suíço Roger Federer, ainda a lutar pela 12.ª qualificação consecutiva para a Masters Cup, prova que encerra a temporada com os oito melhores tenistas do ano, anunciou este sábado que vai separar-se do treinador Paul Annacone.

O técnico norte-americano, que também orientou o seu compatriota Pete Sampras, já retirado, trabalhava com Federer desde agosto de 2010 e, segundo um comunicado do helvético publicado no seu site oficial, “ajudou a alcançar todos os objetivos delineados”.

«Começámos este trabalho com um plano de três anos, que contemplava um título do Grand Slam [Wimbledon em 2012] e o regresso à liderança do ‘ranking’ [entre julho e outubro de 2012]. Juntamento com outras conquistas e grandes memórias, esses dois objetivos foram alcançados», destacou Federer na mesma nota.

Apenas dois dias depois de ter sido eliminado nos oitavos de final do Masters de Xangai, Federer anunciou a separação com Annacone, com quem continuará a manter «uma relação de grande amizade».

«Paul [Annacone] continuará a ser um grande amigo. Quero deixar-lhe o agradecimento pela sua grande ajuda, mas depois de várias conversas, sentimos que este era o momento de cada um seguir o seu caminho», acrescentou Federer no mesmo comunicado.