A tenista norte-americana Serena Williams assegurou facilmente a presença nas meias-finais do Masters feminino, ao somar esta quinta-feira a terceira vitória em outros tantos encontros na prova.

A líder do "ranking" Mundial surge nas meias-finais sem qualquer "set" perdido na prova, que decorre em Istambul, tendo frente à checa Petra Kvitova, sexta jogadora da hierarquia mundial, vencido pelos parciais de 6-2 e 6-3, num encontro do grupo vermelho que demorou 1:12 horas.

Williams, que somou no embate 11 ases contra quatro da adversária, é assim a grande favorita a revalidar o título, depois das vitórias em 2001, 2009 e 2012. Caso vença em Istambul, a norte-americana, de 32 anos, somará o 11.º triunfo em 2013.

Apesar de derrotada, Kvitova ainda não perdeu todas as esperanças de marcar presença nas meias-finais, jogando uma partida decisiva frente à alemã Angelique Kerber, na sexta-feira, que decidirá a segunda jogadora a seguir em frente.

Esta quinta-feira, Kerber aplicou nova derrota, a terceira no torneio, à polaca Agnieszka Radwanska, com parciais de 6-2 e 6-2, e deixou já de fora da prova a quarta jogadora mundial.

No grupo branco, a chinesa Li Na é a nova líder, depois de esta quinta-feira ter somado a segunda vitória, ao derrotar a sérvia Jelena Jankovic por 6-3, 2-6 e 6-3.

Enquanto a chinesa está praticamente apurada, as outras três jogadoras, Jankovic, a bielorrussa Victoria Azarenka, segunda na hierarquia mundial, e a italiana Sara Errani têm todas ainda hipóteses de se apurarem para as meias-finais.