A norte-americana Serena Williams conquistou hoje o Masters pela quarta vez, em Istambul, ao derrotar na final a chinesa Li Na, por 2-6, 6-3 e 6-0, encerrando uma época de domínio incontestado do ténis feminino com 11 títulos.

Vencedora em Roland Garros e do US Open, dois dos quatro torneios do Grand Slam, Serena Williams, número um mundial, repetiu hoje os triunfos de 2001, 2009 e 2012 e reforçou a condição de mais velha campeã, com 32 anos e um mês.

Depois de uma dura meia-final de três "sets" e mais de duas horas contra a sérvia Jelena Jankovic, após a qual disse ter estado a jogar contra uma parede, a americana perdeu o seu serviço pela segunda vez esta semana no arranque do confronto com Li Na, primeira chinesa a atingir a final do Masters.

Surpreendida no "set" inaugural, Serena Williams fez valer de seguida toda a sua experiência e a sua potência para igualar o encontro. Na partida decisiva, foi ainda mais evidente a superioridade da americana, que rapidamente chegou ao 5-0.

A chinesa, incapaz de responder aos poderosos golpes da americana, ainda esteve à beira de ganhar o sexto jogo, com 0-40 no serviço da adversária, mas Serena Williams nivelou o marcador de forma tranquila e concluiu o encontro no seu segundo "match-poiont", após duas horas e 10 minutos.

«Tive um ano muito longo e estou mesmo contente, honestamente. Não esperava mesmo conseguir ultrapassar este encontro. Não acredito que ganhei. A sério, ganhei mesmo? Ela jogou tão bem», afirmou a americana.

Desde o torneio de Wimbledon de 2011, Serena Williams perdeu apenas dois dos 34 encontros com jogadoras do "top-5" mundial. Ao ganhar o 74.º encontro da época, conquistou o 57.º troféu da sua carreira, em que constam 17 títulos do Grand Slam.

Quarta jogadora a vencer o Masters quatro ou mais vezes, juntando-se a Chris Evert (4), Martina Navratilova (6) e Steffi Graf (5), Serena Williams é a primeira a ganhar 11 títulos desde 1997, época em que a suíça Martina Hinghis conquistou 12.