O antigo tenista Nuno Marques foi hoje escolhido pela Federação Portuguesa de Ténis para ocupar o cargo de selecionador na Taça Davis, sucedendo a Pedro Cordeiro, dispensado na segunda-feira.

«É um nome incontornável no ténis português», sublinhou em comunicado o presidente da Federação Portuguesa de Ténis, assinalando que Nuno Marques, de 43 anos, reúne todas as competências para desempenhar a função.

Vasco Costa, que evocou o passado do portuense como tenista, admitiu que «Nuno Marques é um treinador que não cria qualquer dúvida a quem quer que seja», frisando a experiência como técnico de Maria João Koehler e de outros tenistas que competem nos circuitos ATP e WTA.

Nuno Marques representou Portugal na Taça Davis durante 17 anos, de 1986 a 2002, e nos Jogos Olímpicos de Sydney.

Foi o primeiro tenista português a entrar no “top 100”, tendo atingido a posição máxima a 25 de setembro de 1995, com o 86.º lugar, recorde que perdurou durante 14 anos e foi quebrado por Frederico Gil.

Na segunda-feira, Pedro Cordeiro tinha sido dispensado da sua função da “capitão” da seleção nacional, numa decisão que considerou totalmente inesperada.