O tenista Pedro Sousa, 217.ª do “ranking” mundial, assumiu hoje ter recebido com «alguma surpresa» a saída de Pedro Cordeiro do cargo de selecionador português de ténis, prometendo receber «de braços abertos» o seu sucessor.

«Recebemos ontem [segunda-feira] com alguma surpresa a notícia de que o Pedro Cordeiro já não estará connosco em 2014 na Taça Davis. Tal como nas convocatórias e nas vésperas dos encontros, em que éramos sempre os primeiros a saber as suas escolhas, também aqui fomos os primeiros a saber. Um sinal do respeito partilhado ente todos», escreveu hoje Pedro Sousa na sua página no Facebook.

O tenista, terceiro da hierarquia nacional, agradeceu «toda a dedicação e profissionalismo» do ex-selecionador e diz que nunca esquecerá Pedro Cordeiro, até porque foi com ele que se estreou na Taça Davis, em 2006.

«Quando for anunciado o seu sucessor, cá estaremos para o receber de braços abertos e dar o melhor seguimento ao bom trabalho que vinha sendo feito», referiu Pedro Sousa.

O presidente da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) confirmou na segunda-feira que decidiu não renovar o contrato de Pedro Cordeiro, justificando a sua decisão com a necessidade de iniciar um «novo ciclo», tendo em vista a qualificação da seleção masculina para o Grupo Mundial da Taça Davis.

A notícia da saída de Pedro Cordeiro surgiu no mesmo dia em que Portugal ficou a saber que vai enfrentar a Eslovénia na primeira eliminatória do Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2014.