A Federação Sérvia de Ténis anunciou hoje que Janko Tipsarevic, 36º classificado do ranking ATP, irá falhar a final da maior prova de seleções, a Taça Davis, no encontro com a República Checa, que começa sexta-feira.

O sérvio, que se afigurava como o segundo jogador de singulares da seleção da Sérvia, tinha dito na quarta-feira que não estava totalmente recuperado da lesão num calcanhar, pelo que hoje a federação sérvia revelou hoje à AFP, antes do sorteio, que Tipsarevic será substituído pelo 117º colocado do ranking mundial, Dusan Lajovic.

A final da Taça Davis terá lugar na Arena de Belgrado, na Sérvia, seleção que será comandada pelo número dois do ranking ATP, Novak Djokovic, que vem de uma série de 22 jogos sem perder.

Os restantes eleitos para representar os sérvios são Ilija Bozoljac (238.º) e Nenad Zimonjic (1.362.º de singulares e 14.º de pares).

Afigura-se a possibilidade de, com a lesão de Janko Tipsarevic, Djokovic jogar nos três dias, fazendo dupla com o especialista em pares Nenad Zimonjic.

Por outro lado, na ausência do "capitão" Jaroslav Navratil, internado com uma embolia pulmonar, Tomas Berdych, que esteve em Londres no Masters como um dos oito melhores tenistas da temporada, terá a missão de "liderar" a seleção da República Checa, que esteve presente na final por três vezes nos últimos cinco anos.

O sétimo tenista do "ranking" ATP terá a acompanhá-lo os mais fortes do seu país, nomeadamente Radek Stepanek (45.º), Lukas Rosol (47.º) e o experiente Jan Hajek (109.º).

Berdych e Stepanek, derrotados apenas por uma vez em 14 encontros de pares na Taça Davis, vão procurar tornar a República Checa a quinta nação desde a criação do Grupo Mundial, em 1981, a defender com sucesso o título, enquanto a Sérvia pretende conquistar o seu segundo troféu (o primeiro foi ganho em 2010).