A Sérvia e a República Checa terminaram hoje empatadas no primeiro dia da final da Taça Davis em ténis, com as vitórias de Novak Djokovic e de Tomas Berdych nos dois encontros de singulares realizados em Belgrado.
Perante 15.500 espetadores, que lotaram a Belgrado Arena, o sérvio Novak Djokovic, número dois do "ranking" mundial, e recém-vencedor do Masters, bateu o checo Radek Stepanek (44.º) pelos parciais de 7-5, 6-1 e 6-4 num encontro com a duração de duas horas de 10 minutos.
No outro encontro, o checo Tomas Berdych, o número sete da tabela ATP, venceu facilmente o sérvio Dusan Lajovic (117) pelos parciais de 6-3, 6-4 e 6-3.
No primeiro embate, Djokovic fez uso do seu consistente serviço para manter o adversário sempre sob controlo e, excluindo o primeiro "set", em que conseguiu devolver um "break", o checo foli incapaz de contornar a superioridade do sérvio.
"Estou satisfeito com a forma como joguei. Estava nervoso no início, mas era muito importante para nós ganhar o primeiro 'set'. Depois, descontraí-me", afirmou Djokovic.
No encontro seguinte, Berdych igualou a final também sem surpresa, frente ao jovem Lajovic, de 23 anos, que substituiu o lesionado Janko Tipsarevic, 36.º jogador do mundo.
Com o triunfo de Berdych, a República Checa, detentora do título, remeteu as decisões para domingo e impediu que a Sérvia pudesse chegar ao encontro de pares, no sábado, em condições conseguir o terceiro e decisivo ponto.
No sábado, está previsto que os sérvios Ilija Bozoljac e Nenad Zimonjic façam dupla para defrontar Jan Hajek e Lukas Rosol, mas o mais provável é que a República Checa aposte em Berdych e Stepanek, uma vez que esta dupla perdeu apenas um dos 14 encontros de pares que disputou na Taça Davis desde 2007.
No domingo, disputam-se os últimos dois embates de singulares da final do maior torneio de ténis entre nações. O primeiro opões Djokovic e Berdych e o segundo coloca frente a frente Lajovic e Stepanek.