Pedro Sousa, que na última semana chegou à final do “challenger” de Guayaquil, no Equador, entrou hoje pela primeira vez no grupo dos 200 melhores tenistas do mundo, figurando no lugar 199 da hierarquia.

O número três português tinha disputado domingo a primeira final da carreira de um “challenger” (segundo escalão do circuito), mas nem a derrota com o 95.º do “ranking” mundial, o argentino Leonardo Mayer (6-4 e 7-5), impediu Pedro Sousa de chegar à melhor classificação de sempre, graças a um “salto” de 40 posições.

Desta forma, numa altura em que o calendário se resume aos dois escalões inferiores do circuito (“challengers” e “futures”), Portugal conta com três jogadores no grupo dos 200 melhores: João Sousa (49.º), Gastão Elias (167.º) e Pedro Sousa (199.º).

Tal como já tinha ficado definido há duas semanas, a lista mundial fechará com o espanhol Rafael Nadal no topo da hierarquia, seguido do sérvio Novak Djokovic, vencedor do Masters, torneio que encerrou a temporada do circuito principal.

No circuito feminino, Michelle de Brito mantém o 117.º posto da classificação, enquanto Maria João Koehler, que não compete há um mês, desde que foi eliminada na ronda inaugural do torneio ITF de Poitiers (França), perdeu sete lugares e ocupa esta semana a 139.ª posição.