O tenista argentino David Nalbandian, bicampeão do Portugal Open, começou quinta-feira a assinalar a despedida dos “courts” com um triunfo sobre o espanhol Rafael Nadal, líder do “ranking”.

No primeiro dos dois encontros de exibição integrados no evento organizado no estádio Orfeo de Córdoba, na Argentina, para o adeus de Nalbandian, o sul-americano bateu o espanhol em dois “sets”, pelos parciais de 6-4 e 7-6 (8-6).

«David [Nalbandian] é uma das maiores referências do desporto argentino. Por sorte, tenho oportunidade de me desforrar no sábado e seguramente que vou ganhar», ironizou, no final deste primeiro embate, Rafael Nadal.

Nalbandian, que chegou a ser número três do circuito, anunciou a 01 de outubro que ia abandonar o ténis, após 13 anos como profissional, devido a sucessivas lesões.

O argentino andava há bastante tempo afastado da ribalta, já que, há quatro anos, foi operado à anca, uma lesão que implicou uma recuperação demorada. Já este ano sofreu uma lesão no ombro, tendo sido novamente operado.

«Lamentavalmente, não tive muitas oportunidades de jogar em Córdoba [terra natal]. Para mim, é um dia histórico, Espero que todos tenham desfrutado», afirmou, no final desta primeira exibição, o tenista sul-americano.

David Nalbandian, de 31 anos, venceu o Portugal Open em 2002 e 2006, tendo no seu currículo 11 títulos, nos quais se incluem a Masters Cup de 2005 e os Masters Series de Paris e Madrid, ambos conquistados em 2007.