O torneio de Auckland, um dos que assinalam o arranque da temporada do circuito feminino de ténis, vai juntar na final a norte-americana Venus Williams e a sérvia Ana Ivanovic, duas antigas líderes do “ranking” mundial.
A mais velha das irmãs Williams, atual número 47 do Mundo, já não se apurava para um encontro decisivo do WTA Tour desde outubro de 2012, quando ganhou o torneio do Luxemburgo, precisamente o último dos 44 títulos que soma na carreira.
Nas meias-finais, Williams beneficiou do abandono da compatriota Jamie Hampton, quinta cabeça de série e finalista da edição de 2013 de Auckland.
Por seu turno, Ivanovic, segunda pré-designada e número 16 do circuito mundial, superiorizou-se à belga Kirsten Flipkens, terceira favorita e 20.ª do Mundo, em dois “sets”, pelos parciais de 6-0 e 7-6 (7-3).
No sábado, Venus Williams e Ana Ivanovic vão cruzar-se pela décima vez no circuito. Nas estatísticas dos frente a frente, a norte-americana domina com oito triunfos, enquanto Ivanovic venceu apenas uma vez, nos quartos-de-final da edição de 2008 do Open da Austrália.