As despedidas de João Sousa, número um português, da norte-americana Venus Williams, antiga líder do “ranking” mundial, e da italiana Sara Errani, finalista de Roland Garros de 2012, marcaram hoje o primeiro dia do Open da Austrália em ténis.

No quadro masculino, João Sousa, que na lista publicada hoje figura no lugar 50 da classificação mundial, foi eliminado logo à primeira na edição deste ano do primeiro Grand Slam da temporada, na segunda vez que figurava no quadro principal de Melbourne.

O mais cotado jogador português do ATP Tour, que no ano passado passou uma ronda na Austrália, foi eliminado pelo austríaco Dominic Thiem, número 137 do Mundo e em estreia absoluta na Austrália, em quatro “sets”, pelos parciais de 5-7, 6-4, 6-3 e 7-6 (7-3).

Em femininos, a veterana Venus Williams, com sete títulos do Grand Slam no currículo, deixou o Open da Austrália, onde foi finalista em 2003, logo na primeira ronda, afastada pela russa Ekaterina Makaraova.

Frente à número 22 da hierarquia, a mais velha das irmãs Williams, de 33 anos, cedeu em três “sets”, pelos parciais de 2-6, 6-4, 6-4, ao fim de quase 2:30 horas de encontro.

Venus Williams, em fase descendente da carreira, não ganha um Grande Slam desde 2008, quando conquistou o quinto título em Wimbledon, tendo ganho o último troféu no circuito em outubro de 2012, no Luxemburgo.

O outro resultado de maior destaque do primeiro dia pertenceu à alemã Julia George, que afastou a sétima cabeça de série, Sara Errani, com uns “fáceis” 6-3 e 6-3.