O tenista português João Sousa subiu hoje uma posição no “ranking” mundial, fechando agora o “top-50”, precisamente no dia em que foi eliminado na ronda inaugural do Open da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.

João Sousa, que “caiu” à primeira nos outros dois torneios que já disputou no arranque da temporada, em Doha e Sidney, também perdeu na ronda inaugural em Melbourne, o que não o impediu de “saltar” um posto na classificação do ATP Tour.

Portugal continua a contar com três representantes no grupo dos 200 melhores do Mundo.

Gastão Elias, que alcançou as meias-finais no único torneio que disputou neste início de época, o “challenger” de São Paulo, escalou uma posição e surge na classificação de hoje no 174.º lugar, enquanto Pedro Sousa mantém a posição 199.

O topo da lista não sofreu alterações entre a elite dos dez melhores, que continua a ser encabeçada por Rafael Nadal, seguido de perto pelo sérvio Novak Djokovic, que ainda jogará hoje na sessão noturna no Open da Austrália.

Em femininos, o grupo da frente, comandado pela norte-americana Serena Williams, mantem-se inalterado, tal a classificação das portuguesas.

Michelle de Brito, que abdicou de disputar o “qualifying” do Open da Austrália, mantém-se na 115.ª posição, enquanto Maria João Koehler, que foi afastada logo à primeira no torneio de qualificação de Melbourne, continua na posição 137.