O suíço Roger Federer e o britânico Andy Murray apuraram-se este sábado para os oitavos de final do Open da Austrália. 

Nos oitavos-de-final, Federer, sexto cabeça-de-série, vai defrontar o francês Jo-Wilfred Tsonga, décimo, que afastou o compatriota Gilles Simon. "Agora, o quadro começa a ficar extremamente difícil, mas estou ansioso por isso. Preparei-me e ainda não perdi um 'set' até agora", afirmou o helvético, quatro vezes vencedor em Melbourne.

Em recuperação de uma cirurgia nas costas, escocês Andy Murray, quartoa cabeça-de-série e finalista na Austrália em 2013, bateu o espanhol Feliciano Lopez por 7-6 (7-2), 6-4 e 6-2 e também avança para a quarta ronda sem ter cedido qualquer "set" no torneio.
"Hoje foi um grande passo para mim. Feliciano é um jogador de top-30. É um adversário difícil de enfrentar", disse Murray, que vai defrontar o francês Stephane Robert, primeiro "lucky loser" a atingir a quarta ronda do Opena da Austrália.
No setor feminino, a bielorrussa Victoria Azarenka, número dois do mundo e vencedora das duas edições anteriores, arrasou Yvonne Meusburger, vencendo por 6-1 e 6-0, em uma hora. A austríaca, 49.ª do "ranking", não ganhou um único jogo de serviço, valendo-lhe o "break" conseguido no primeiro.
Nos oitavos-de-final, Azarenka defronta a norte-americana Sloane Stephens, numa reedição da meia-final do ano passado.
A russa Maria Sharapova, a recuperar de uma lesão num ombro, teve de trabalhar mais para bater a francesa Alize Cornet, ganhando por 6-1 e 7-6 (8-6), depois de já ter revelado algumas dificuldades na segunda ronda frente a Karin Knapp.
A eslovaca Dominika Cibulkova, que eliminou a espanhola Carla Suarez Navarro, será a próxima adversária de Sharapova, terceira cabeça-de-série.
A sérvia Jelena Jankovic bateu Kurumi Nara e a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-número um mundial, foi afastada por Garbine Muzuruga, de apenas 20 anos.