A jovem tenista canadiana Eugenie Bouchard, de 19 anos, confirmou-se hoje como a grande sensação do Open da Austrália, ao qualificar-se para as meias-finais do primeiro Grand Slam de 2014, graças à vitória sobre a sérvia Ana Ivanovic.

Bouchard, 30.ª cabeça de série em Melbourne , impôs em três “sets” no encontro dos quartos de final, batendo Ivanovic - que na ronda anterior tinha deixado pelo caminho a norte-americana Serena Williams, líder do “ranking” mundial -, pelos parciais de 5-7, 7-5 e 6-2,

Campeã de juniores femininos em Wimbledon, em 2012, Bouchard está a protagonizar uma ascensão meteórica no circuito de seniores, conseguindo apurar-se pela primeira vez para as meias-finais de um “major”, apenas na quarta participação em provas do Grand Slam.

Bouchard tornou-se também a primeira canadiana a qualificar-se para as “meias” da prova australiana e a primeira tenista do seu país a marcar presença numa fase tão avançada de um torneio do Grand Slam desde que Carling Bassett-Seguso cometeu idêntica proeza no US Open de 1984.

A jovem canadiana acabou com o sonho de Ivanovic, 14.ª pré-designada e antiga número um do Mundo, de voltar a disputar as meias-finais de um dos quatro principais torneios do ténis mundial, algo que aconteceu pela última vez em 2008, na caminhada até ao título em Roland Garros (França).

Na antecâmara da final, Bouchard vai defrontar a chinesa Li Na, quarta favorita, que hoje não teve qualquer dificuldade em eliminar a italiana Flavia Pennetta, por duplo 6-2, assegurando a quarta presença nas “meias” da prova australiana, da qual foi finalista em 2011 e 2013.

No setor masculino, o checo Tomas Berdych, sétimo cabeça de série, provocou uma pequena surpresa ao bater em quatro “sets” o espanhol David Ferrer, terceiro pré-designado, por 6-1, 6-4, 2-6 e 6-4, marcando encontro com o vencedor do embate entre o sérvio Novak Djokovic, segundo favorito, e o suíço Stanislas Wawrinka, oitavo.