O tenista suíço Stanislas Wawrinka qualificou-se hoje pela primeira vez para a final de um Grand Slam, ao vencer o checo Tomas Berdych nas “meias” do Open da Austrália, que também terá uma final inédita no setor feminino.

Horas antes, a eslovaca Dominika Cibulkova tinha-se tornado a primeira tenista eslovaca a apurar-se para o encontro decisivo de um “major” - ao afastar a favorita polaca Agnieszka Radwanska -, no qual vai discutir o título com a chinesa Li Na, finalista vencida no ano passado, em Melbourne .

Wawrinka, oitavo cabeça de série e vencedor do Portugal Open em 2013, impôs-se a Berdych, sétimo pré-designado, em quatro “sets”, por 6-3, 6-7 (1-7), 7-6 (7-3) e 7-6 (7-4), podendo encontrar na final de domingo o compatriota Roger Federer, que vai disputar a outra meia-final com o espanhol Rafael Nadal, número 1 do Mundo.

O helvético, que nos quartos de final tinha afastado o sérvio Novak Djokovic, vencedor das três últimas edições da prova, vai estrear-se numa grande final, aos 28 anos e à 36.ª participação num dos quatro principais torneios do ténis mundial.

Desde o início da “era Open”, em 1968, apenas o espanhol David Ferrer teve que disputar mais provas para conquistar um lugar no encontro decisivo de um Grand Slam, no torneio francês de Roland Garros, em 2013, à 42.ª tentativa.

“É inacreditável, estou realmente contente. Trabalho  duramente todos os dias, mas não esperava chegar à final de um Grand Slam e hoje isso aconteceu”, disse Wawrinka, que se tornou o segundo suíço numa final do Grand Slam, depois do recordista Federer.

No setor feminino, Cibulkova, 20.ª cabeça de série, que tinha como melhor resultado em provas do Grand Slam a presença nas meias-finais de Roland Garros, em 2009, perdeu apenas três jogos  frente a Radwanska, quinta pré-designada, impondo-se pelos parciais de 6-1 e 6-2.

Aos 24 anos, Cibulkova atinge a sua primeira grande final, num torneio em que nunca tinha passado dos oitavos de final, após uma participação “imaculada”, durante a qual cedeu um único “set”, frente à russa Maria Sharapova, terceira favorita, que eliminou também de forma tão surpreendente quanto categórica.

Radwanska, que há um ano tinha “despachado” a eslovaca em Sidney por duplo 6-0, nunca encontrou soluções para contrariar o ténis da adversária, continuando limitada a uma presença em finais do Grand Slam, no torneio inglês de Wimbledon, em 2012.

Quanto a Li Na, quarta cabeça de série, prepara-se para disputar a terceira final no Open da Austrália, que perdeu em 2011 e 2013, depois de hoje ter desfeito o sonho da canadiana Eugenie Bouchard, outra das sensações da edição deste ano, também em dois “sets” pouco complicados, por 6-2 e 6-4.

A chinesa, de 31 anos, que em 2011 se tornou a primeira asiática a conquistar um dos quatro grandes títulos do ténis mundial, ao vencer a final de Roland Garros, esteve sempre no controlo das operações frente à jovem Bouchard, de 19, apenas a segunda canadiana nas meias-finais de um Grand Slam na “era Open”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.