A tenista chinesa Na Li sagrou-se hoje campeã do Open da Austrália, primeiro torneio do “Grand Slam” da temporada.

Na final, a ainda número quatro do mundo bateu a eslovaca Dominika Cibulkova, 24.ª da hierarquia, em dois “sets”, pelos parciais de 7-6 (7-3) e 6-0.

Com 31 anos e 334 dias, Na Li, que surgirá segunda-feira no terceiro posto do “ranking” mundial, passou a ser a campeã mais velha do Open da Austrália desde a era Open (a partir de 1968).

À terceira tentativa, Na Li, que tinha sido finalista em 2011 e 2013, conseguiu finalmente sagrar-se campeã na Austrália, passando a deter dois títulos do “Grand Slam”, depois da edição de 2011 de Roland Garros.

Esta foi a quinta vez que as duas jogadoras se cruzaram no circuito, com Na Li a reforçar o pleno de vitórias sobre Cibulkova, que disputou a primeira final de um “Grand Slam”.

Com este triunfo, a número um chinesa passa a contar com nove troféus no currículo, ela que foi vice-campeã do Portugal Open em 2005 e 2006.

Quanto a Cibulkova, que já ganhou três torneios na carreira, este foi o sexto desaire num encontro decisivo, mas já colocou o seu nome na história do ténis feminino ao tornar-se na primeira eslovaca a chegar à final de um “Grand Slam”.