A vitória de Stanislas Wawrinka no primeiro Grand Slam da temporada, o Open da Austrália, acaba por ser mais do que um triunfo, já que tem colocado o tenista suíço nas 'bocas do Mundo'.

Além de ter destronado Federer de nº1 suíço (um reinado de 13 anos), de ter batido no mesmo torneio o nº1 e nº2 do Mundo, algo que não acontecia desde 1992, com Sergi Bruguera, o vencedor da última edição do Portugal Open (ex-Estoril Open) consegue mais um feito que já levava 12 anos.

Sim, há 12 anos que nenhum tenista 'galgava' tantos lugares no Top-10. Wawrinka subiu cinco lugares, passando de oitavo para terceiro, só atrás de Nadal e Djokovic. Em 2002, Agassi, já em fim de carreira, subia de nono para terceiro e Thomas Haas de sétimo para segundo, ambos no Torneio de Roma (Agassi venceu Haas na final).

O suíço, de 28 anos, superou a frase de Samuel Beckett que tem tatuada no braço esquerdo (Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor) e tornou-se o quinto mais velho jogador da Era Open a vencer um Grand Slam. O campeonissimo Pete Sampras diz que ele veio para ficar.